sexta-feira, 14 de julho de 2017

Teste da Lista de Apoiadores WikiLab

No dia 12 de julho de 2017 foram iniciados testes para "gravar" os nomes dos apoiadores do WikiLab, os testes foram executados no FabLab do Heliópolis.


Os testes foram feitos em peças de OSB(18mm) e MDF(3mm), usando fontes Sans Serif e Arial, com os tamanhos de fonte 4, 6, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 18 e 20, sendo que cada linha contém 60 caracteres (incluindo espaço), exceto a linha da Fonte 20.


Como a espessura do OSB é de 18mm, e mais 10mm de distancia do canhão, é necessário baixar a mesa da cortadora laser, para isso são regulados por 4 parafusos allen, sendo um em cada  canto da mesa, e com uma porca para "travar" na posição correta.


A potencia do corte superficial para gravar os nomes e as medidas do arquivo no LaserCAD podem ser vistos na imagem abaixo, sendo as mesmas para OSB e MDF respectivamente.



O amperimetro fica oscilando o tempo todo, como pode ser observado abaixo, a potencia para a gravação superficial está em apenas 12%, com OSB.



Em tempo, foram de 12 a 18 minutos (preciso verificar qual foi para cada, falhei aqui, rsrs)



Aqui o resultado das 4 placas gravadas, sendo que a esquerda estão com fonte Sans Serif e a direita com fonte Arial, acima é OSB de 18mm e abaixo é MDF de 3mm .


Consideraações finais:
_ É estranho a forma que o corte é feito, não é linear.
_ A fonte Arial é mais compacta que a Sans Serif
_ Observar qual foi o menor tempo gasto nas fontes, não tenho certeza, mas creio que os 18 minutos foram para a Sans Serif
_ Aguardando a próxima reunião presencial para decidir o tamanho da fonte

Arquivos usados para este teste estão disponiveis aqui e uma foto com as config do LaserCAD

Apenas para descontrair e entender a importancia da escolha da fonte correta, rsrs










Nenhum comentário:

Postar um comentário